sábado, 12 de novembro de 2011

Fundamentações Teóricas

Olá galera, tudo bem? O tópico de hoje será uma introdução sobre a teoria geral da administração.


Relaxem, tentaremos falar disso de forma dinâmica, resumidamente. Então vamos lá..
     
Hoje falaremos sobre:
  1 . A Escola Cientifica. 
  2.  A Teoria Clássica. 
  3.  A Teoria Neoclássica.


Escola Cientifica:

A administração Científica teve inicio por volta do ano 1900, pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, que provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da sua época.


Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar o nível de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Características:
- Divisão do trabalho
- Supervisão funcional
- Estudos de tempo e movimento
- Conceito de "homo economicus"
- Ênfase na eficiência
- Padronização
- Incentivos salariais


Princípios:
Planejamento
Preparo
Controle
Execução

Teoria Clássica:

Enquanto Frederick Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam nos Estados Unidos a Administração Científica, por volta de 1916, surgia na França o movimento conhecido como a Teoria Clássica da Administração, que logo se espalharia pela Europa.


Pra diferenciar as duas podemos dizer que:

Na Escola da Administração Científica, desenvolvida por Taylor, a preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional. 
Já a Teoria Clássica tinha como preocupação básica aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e das suas inter-relações estruturais.

 Vamos citar as funções essenciais de uma empresaria:
• Técnicas – relacionadas à produção;
• Comerciais – compra e venda;
• Financeiras – captação e gerenciamento de capitais;
• Segurança – proteção do patrimônio e das pessoas;
• Contábeis – inventários, balanços, etc;
     • Administrativas – integram as outras funções.

Teoria Neoclássica:

A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização.

Surgiu também da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensado-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.

O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.


Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que a descentralização proporciona.

Bom, entao devemos concluir que a  Teoria Neoclássica enfatiza ainda as funções do administrador:
Planejamento
Organização
Direção
Controle.

E por hoje é só pessoal, esperamos que o tópico não tenha ficado muito pesado. Nos próximos voltaremos a falar mais sobre fundamentação teórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário