terça-feira, 22 de novembro de 2011

Entrevistando o Engenheiro de Produçao

E ai galera, hoje vamos falar sobre uma entrevista feita a um Engenheiro de Produção de uma grande empresa da nossa cidade (Fortaleza-CE). Sentimos não poder colocar o vídeo da entrevista, ou divulgar o nome da empresa, mas como já haviamos previsto, não fomos autorizados.

Mas bom, vamos lá! A empresa que visitamos possui 28 mil funcionários, utiliza de equipamentos de alta tecnologia, até por se tratar de uma industria de bebidas. 
Seus produtos sao Cervejas, chopes, refrigerantes, outras bebidas não alcoolicas e malte, seu mercado de atuação é global.
Os principais materiais utilizados na produção de cerveja são malte, cevada, lúpulo, adjuntos e água. As principais matérias primas utilizadas na fabricação de refrigerantes e nanc são: concentrado (incluindo o extrato de guaraná), açúcar, adoçante, água e gás carbônico. Os materiais utilizados para embalagem são: garrafas de vidro e PET, latas de aço e alumínio,filme plástico (para encolher e esticar), papel, etiquetas, tampas plásticas, metal e caixa-cartão. A empresa conta com fornecedores nacionais e internacionais, além de fábricas verticalizadas para o fornecimento de malte, concentrado, rolhas, garrafas de vidro e rótulos para a operação Brasil.
Seus produtos e serviços são vendidos na intenção de celebrar momentos de alegria.
Possui faturamentoo anual de 8 bilhões 

Entrevistamos o Especialista de Planejamento da Empresa, Gustavo Batista, 24 anos, formado em 2010.2 na Universidade de Fortaleza.
Entrou como estagiário na empresa em 2009 na área de logística, onde atuou por 11 meses como estagiário até ser contratado em Julho de 2010 como analista da logística, cuidando de toda a programação e planejamento da fábrica em Aquiraz. Após 11 meses nessa função se tornou Especialista de Planejamento Regional, assim cuidando do planejamento e programação de toda a Região Nordeste, totalizando 6 fábricas.


Algumas das perguntas feitas ao entrevistado foram:

01) Principais Fornecedores?
Plastipack, Mecesa, Rexam. Os principais materiais utilizados na produção de cerveja são malte, cevada, lúpulo, adjuntos e água. As principais matérias primas utilizadas na fabricação de refrigerantes e nanc são: concentrado (incluindo o extrato de guaraná), açúcar, adoçante, água e gás carbônico. Os materiais utilizados para embalagem são: garrafas de vidro e PET, latas de aço e alumínio,filme plástico (para encolher e esticar), papel, etiquetas, tampas plásticas, metal e caixa-cartão. A empresa conta com fornecedores nacionais e internacionais, além de fábricas verticalizadas para o fornecimento de malte, concentrado, rolhas, garrafas de vidro e rótulos para a operação Brasil.


02) Principais concorrentes?
Heineken, Coca-cola, Schincariol, Petropolis, Femsa, Polar (Venezuela), Cervecería Regional, U.C.P. Backus & Johnston (SAB Miller),Cervecería Regional Dominicana, Cervecería Centroamericana, Cervecería Nacional (Equador), Molson, Sleeman,CASA Isenbeck e Companhia Cervejarias Unidas (CCU).

03) Mercado de atuação?
Global.

04) Produtos/serviços da Empresa?
Cervejas, chopes, refrigerantes, outras bebidas não alcoólicas e malte
Skol, Antactica, Brahma, Guaraná Antarctica.

05) Nichos de mercado?
Todos.

06) Aplicaçoes especificos dos Produtos/serviços?
Produtos para celebrar momentos de alegria.

 07)Modelo de gestao?
- Gestão por competência
- Gestão por resultados


08) Número de funcionários?
28 mil.

09) Tecnologia?
Utilização de equipamentos de alta tecnologia até por se tratar de uma indústria de bebidas.

10) Faturamento anual?
8 bilhões.

11) Habilidade e competencia do Engenheiro exigida pela empresa?
- Liderança, relacionamento interpessoal, comunicação, sentimento dono (comprometimento);
- Planejamento (PCP), Gestão da produção, Logística, Gestão de Pessoas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário